Seguidores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRAGAS URBANAS - As baratas

Posted by Anônimo 11:19, under | No comments


Vai ser o maior barato o início das obras do PROAP III 

no CONJUNTO SOCIÓLOGO BETINHO




Foto: Jeová Vieira







Av. Fraternidade em dias de Chuvas


Baratas - A praga urbana que veicula muitas doenças.

Generalidades

As baratas são insetos sinantrópicos (vivem no ambiente humano), no entanto, apenas menos de 1% busca o convívio com o homem, devido à disponibilidade de alimento, abrigo e água.
 As baratas são veiculadoras de doenças causadas através da disseminação mecânica de patógenos, adquiridas quando percorrem esgotos e lixeiras ou outros lugares contaminados, tais como: diarréia e intoxicação alimentar.

Biologia e Comportamento

As baratas são onívoras, isto é, comem de tudo, desde alimentos de origem animal ou vegetal até células descamadas da pele, cadáveres e também de resíduos biológicos como lixo e esgoto.
São especialmente atraídas por alimentos doces, gordurosos e:de origem animal, contudo podem alimentarse de uma grande variedade de outras substâncias. São andarilhas excepcionais e em geral são insetos de hábitos noturnos.
Fogem da luz, passam a maior parte de suas vidas escondidas em frestas na parede, embaixo de móveis, bancadas, máquinas e no esgoto.

Desenvolvimento

As baratas passam por três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto.
Barata germânica carregando Ooleca Após a eclosão dos ovos, surgem as ninfas (fase imatura) que assemelham-se aos adultos, embora sejam menores e não possuam asas. As baratas possuem uma estrutura de proteção denominada exoesqueleto, isto é, um esqueleto externo.

Este esqueleto limita o seu crescimento, pois não é elástico como a nossa pele. Sendo assim, toda vez que um inseto chega a um certo nível de crescimento, este tem que se desfazer do exoesqueleto, por um breve espaço de tempo, a fim de crescer.
Quando o inseto perde o exoesqueleto, um novo começa a se formar, a partir de reações químicas entre a composição do ar e da "pele" do inseto.
Durante a muda (troca de exoesqueleto) as baratas adquirem uma coloração clara, que escurece em algumas horas. Devido a esta coloração clara-muitas vezes as baratas são confundidas com outros tipos de insetos. Barala durante a Iroca do exoesquelelo

Espécies

Dentre as baratas domésticas, as mais comuns são a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a barata germânica (Blatella germanica).

Blatellagermanica- Barata germânica ou alemã

É a menor das espécies de baratas de importância econômica (1,5cm a 3,0cm em de comprimento).
Tem coloração castanho-amarelado.
A fêmea carrega a ooteca, bolsa que contém ovos, até que esteja madura. Colocando-a em um local perto de alguma fonte de alimento.
Os lugares preferidos para se abrigarem são acanhados e geralmente passam despercebidos aos nossos olhos, como por exemplo, azulejos quebrados, batentes de portas, armários e prateleiras de madeira.
Embalagens de produtos são um eficiente mecanismo de dispersão da praga, uma vez que elas se alojam facilmente em pequenos espaços em caixas de papelão, sacos plásticos e outros materiais.

Periplaneta americana - Barata de esgoto

É a maior entre as espécies domésticas podendo chegar a 4cm ou 5cm em de comprimento, tem coloração castanho escuro.
Deposita sua ooteca apenas um dia depois de formada e procura colocá-Ia sempre próximo a uma fonte dealimento.
Periplanetaamericana-Baratade esgoto Os locais preferidos para os adultos se estabelecerem são os esgotos, as canaletas de cabos, as caixas de inspeção, as galerias de águas pluviais e as tubulações elétricas.
Aparecem também em áreas pouco freqüentadas por pessoas como os arquivos e depósitos em geral, principalmente onde haja abundância de papelão corrugado, seu esconderijo preferido.

Medidas preventivas: Medidas de controle:


  • Colocar lixo em sacos plásticos e depositar este lixo em local apropriado, para que logo seja recolhido pelas empresas encarregadas.
  • Conservar os alimentos protegidos, longe do alcance das baratas.
  • Eliminar os esconderijos vedando-se frestas e outras fendas.
  • Efetuar a inspeção de mercadorias que chegam e o descarte total de todas as embalagens de papelão.
  • Eliminar / inspecionar os canais de acesso dos insetos de modo a impedir sua entrada, tais como:
    • Conduítes elétricos.
    • Frestas nas portas.
    • Ralos sem proteção.
    • Os ralos da cozinha, área de serviçoe banheiros devem ser limpos periodicamente e tratados com desinfetante.


Medidas de controle:


PARA O SUCESSO DO CONTROLE DE BARATAS É FUNDAMENTAL:
  • MANTER RIGOROSA E SISTEMÁTICA HlGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO;
  • NÃO PROPICIAR CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA PARA ESSA PRAGA, ATUANDO INTENSAMENTE NA ELIMINAÇÃO DOS 4 A's: ACESSO, ABRIGO, ALIMENTO E ÁGUA.
Fonte: Msc M. C. Poteoza . Baratas: Aspectos bioecológkos e de controle
            Dra. E. Salmeron - Baratas Biologia e Controle



0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Arquivo do blog