Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PRAGAS URBANAS - As lacraias

Posted by Anônimo 21:04, under | 1 comment


Presidenta Dilma Russeff e
Secretário Municipal de Habitação Jorge Bittar
PROAP 3 no CONJUNTO SOCIÓLOGO BETINHO - Eu apoio, e os senhores?




Foto: Jeová Vieira
Av. Fraternidade com esgoto "in natura" a céu aberto




As lacraias

Ou Centopéias  (Centi significa 100 e pede se refere a pernas, mas elas podem ter entre 15 a 177 pernas) estes animais invertebrados surgem em locais úmidos.

Você já se deparou com uma lacraia no banheiro da sua casa? Bem pequena? Grande?
Sim, ela gosta de ficar no banheiro pois é um lugar que está sempre úmido por mais que você enxugue. Estes bixos peçonhentos vivem mais comumente em troncos de árvores, ou folhagens.

Alimentam-se de pequenos insetos, mas são também capazes de se alimentar de animais como camundongos ou ratos pequenos e outros animais como cobras, sapos, rãs, etc…

As lacraias odeiam a luz do sol, por isso vivem em lugares escondidos, procuram fazer um ninho complexo como furos profundos em madeira podre desde que seja úmida.

O fato das lacraias viverem em ambiente úmido e apertado como nas frestas dos troncos, dentro de cascas de arvores é porque existem outros animais que vivem nestes mesmos esconderijos e claro, a lacraia quer se alimentar deles também.

Possuem glândulas inoculadoras
As lacraias são venenosas, possuem glândulas inoculadoras de veneno e isso ocasiona em uma picada muito dolorida.
Mas fiquem tranquilos, a mordida da lacraia é venenosa e dolorida mas o veneno não é tão nocivo aos seres humanos, claro, muito depende da quantidade de picadas que a pessoa tomou.
Se você for picado por uma lacraia venenosa sempre é bom o acompanhamento médico pois há pessoas alérgicas que foram picadas por lacraias e de uma simples picada dolorida pode ocorrer outras reações, mas nada que leve à óbito.
Como evitar sua picada
foto
Cuidado onde você pisa.
Já imaginou pisar em um local cheio de  entulho com chinelo ou descalço?
Você poderá ser picado por uma lacraia.

As mãos sempre deverão estar protegidas com luvas, se caso a lacraia pique, não picará sua mão mas sim a luva, por isso utilize sempre uma luva que ofereça proteção contra picadas de animais peçonhentos.

Se trata de uma luva específica para proteger suas mãos em uma construção, você então poderá proteger suas mãos contra materiais cortantes, farpas de madeira, entulhos e claro picadas de lacraias.

É recomendável utilizar uma dessas luvas para não ser picado por insetos peçonhentos. 

Lembre-se, os pés também deverão ser cuidadosamente protegidos, que tal utilizar uma bota para não tomar picada de lacraia no pé também?

Medidas preventivas
Para prevenir o surgimento, devemos então manter nossa casa limpa e seca, nosso quintal também deve estar limpo, móveis velhos onde as lacraias podem se proliferar, ou até mesmo lenhas estocadas durante muito tempo devem ser retiradas senão as lacraias farão a festa, os vasos de xaxim também devem estar sempre secos.

A higiene é muito importante, combater o surgimento de "baratas" (sua presa favorita) e outros insetos, mas, ainda assim, para prevenir o surgimento das lacraias dentro da sua casa, tampe ou vede todos os buracos ou frestas que dão para a rua ou quintal da sua casa, pois esses animais chegam do quintal da sua casa ou do vizinho que não cuida do quintal e deixa madeira podre ou qualquer coisa úmida que as lacraias adoram.

Esses animais são tão espertinhos que entram por lugares que estão mais altos como a janela e pelo telhado e saem pelos furos da fiação de sua casa, – Se encontrar uma lacraia dentro do lustre da sua casa não se assuste.

E uma observação, se você tem criança ou bebê deverá tomar cuidado com o berço onde eles dormem, afastem as camas ou berços da parede, pois as lacraias sobem pela parede para depois subir na cama das crianças, e como todos nós sabemos, as crianças devem permanecer em lugares seguros, longe de animais venenosos como lacraia e outros animais peçonhentos.

Outra dica é manter vivo animais como lagartixa que se alimenta desses animais peçonhentos.
Mas que fique claro, o veneno da lacraia não mata o ser humano, mas pode matar animais pequenos, que não são resistentes ao veneno dela.



Existe veneno para matar lacraia?

O melhor veneno é seguir as dicas de prevenção acima.





INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Nome cientifico: Scolopendra gigantea

lacraiasReino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Chilopoda

Ordem: Scolopendromorpha

Família: Scolopendridae
Tamanho: Em média as lacraias na fase adulta têm aproximadamente entre 4 a 152 mm de comprimento.

Peso: chegam a pesar 30 gramas.
Características: São longas e achatadas com o corpo com muitos segmentos, de cor normalmente amarelada a morrom escuro e as vezes apresentam faixas mais escuras e cada segmento tem um par de pernas.
Onde são encontradas: Habitam regiões tropicais e temperadas do planeta e muito encontrada em todo o Brasil.
Habitat: As lacraias vivem ao ar livre, mas podem viver também em esconderijos. Gostam de lugares úmidos, como troncos apodrecidos, debaixo de pedras, no lixo e em outros locais semelhantes. Nos lugares fechados elas podem ser encontradas em porões úmidos e interior dos armários.
Alimentação: Comem insetos pequenos (as baratas são muito bem vindas), aranhas e às vezes plantas. A maioria do líquido que elas precisam vem da digestão de presas que capturaram.
Biologia: Produzem 35 ovos num período de dias. Os ovos são postos em buracos na terra durante o verão. 
Podem viver um ano, embora algumas delas vivem até 6 anos. 
Designação comum aos artrópodes miriápodes, quilópode, com cerca de 200 espécies no Brasil. Têm apenas um par de patas em cada segmento do corpo, sendo o primeiro par provido de quelíceras para inoculação de peçonha. Embora muito temidos, causam acidentes de pequena monta.

HÁBITOS: Ànoite estão sempre ativas em busca de suas presas.
 Danos à saúde humana: Ao ar livre até que são benéficas porque  controlam a população de  outros insetos. Quando estão em lugares fechados ou acuadas são consideradas perigosas, apesar do seu veneno não matar, provoca dor muito intensa.
Invasão: As lacraias andam pelos banheiros úmidos, armários, porões e vasos com plantas.

1 comentários:

olá bom dia estou tendo problemas com essa tal lacraia, eu sempre mantenho minha casa limpa e seca, mais esse bicho sempre aparece aqui em minha casa. ontem no meio da madrugada a minha esposa acordou com uma lacraia enorme andando no corpo dela.. dai entao nao dormimos mais, consegui mata-la mais nao dormimos pois aonde tem uma se encontra duas, tres etc.. mais o que eu gostaria de saber é se tem algum veneno que possa combater esse tipo de bicho, veneno como ufenol(creolina) ou algum outro.. alguem pode me ajudar pois tenho uma filha de 5 anos e minha esposa estar gravida e estar com 4 meses...estou bem preocupado com essas lacraias..

Postar um comentário

Blog Archive

Arquivo do blog